sábado, 16 de abril de 2011

Apagem as luzes, os sistemas de ar-condicionado sumiram dos Data Centers!


O ritmo de inovação na concepção dos data centers esta acelerando rapidamente ao longo dos últimos 5 anos, impulsionado pelas grandes empresas de serviços. Na verdade, eu acredito que nós temos visto mais inovação em infra-estrutura nos últimos cinco anos do que nos 15 anos anteriores. A maioria das grandes empresas de serviços possuem equipes de especialistas com foco em design de servidores, distribuição de energia em data centers e redundância, desenhos mecânicos, de aquisição de imóveis, hardware de rede e protocolos. Mas, grande parte deste trabalho é inédito e praticado em uma escala que é difícil de reproduzir em um ambiente de pesquisa.

Em pequena escala, com apenas um ou dois data centers, seria uma loucura ter todos estes engenheiros e especialistas em tempo integral focados em melhorias de infra-estrutura e expansão. Mas, em alta escala, com dezenas de data centers, seria uma loucura não investir fortemente no avanço para obter o estado da arte.

Olhando especificamente para os serviços em nuvem, a diferença entre um serviço de nuvem sem sucesso e um negócio rentável e auto-sustentável é o custo da infra-estrutura. Com a inovação continuada reduzindo os custos de infra-estrutura, sempre existirá capital de investidor disponível, os serviços podem ser adicionados e melhorados, e o valor pode ser repassada para os clientes através de reduções de preços. Amazon Web Services, por exemplo, teve 11 reduções de preços em quatro anos. Não me lembro de ter visto isto acontecer nos meus primeiro 20 anos trabalhando em empresas de software. É realmente um momento emocionante em nossa indústria.

O Facebook é uma empresa que opera em grande escala e eles também optaram por investir em projetos de infra-estrutura avançada. Jonathan Heiliger e a equipe de infra-estrutura Facebook contratou um excelente grupo de engenheiros ao longo dos últimos anos e agora estão trazendo estes projetos para a vida em sua nova unidade de Oregon Prineville.

O conjunto de especificações que o Facebook está lançando vale a pena ler e por isso estou postando o link abaixo. Encorajo-vos a dar uma olhada no nível de detalhe que você preferir.

http://opencompute.org/specs/Open_Compute_Project_Data_Center_v1.0.pdf

Foto da unidade de Oregon Prineville.
 

 
 

Obs: Tradução do artigo publicado por James Hamilton's

 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário